Sobre o autor

Meu nome é George Campos e trabalho com Desenvolvimento Web (WebDeveloper) na SCS (Superintendência de Comunicação Social) da (USP) Universidade de São Paulo. A SCS é um órgão ligado diretamente a Reitoria da USP que estabelece as diretrizes de comunicação da Universidade. Atualmente também faço Pós-Graduação MBA (Master of Business Administration) pelo PECE (Programa de Educação Continuada em Engenharia) da POLI (Escola Politécnica da USP).

Um pouco de História

Depois de passar quase dois anos pelo curso de Processamento de Dados no Mackenzie, acabei trocando a formação de Tecnólogo pelo Bacharelado em Design Digital na Universidade Anhembi Morumbi. Essa foi uma das decisões mais complicadas a ser tomada. Nessa época dominava-se os aplicativos desktops offline e a migração de sistemas em MS-Dos para Windows. De um lado tinha justamente isso a tradição já consolidada de um curso ou arriscar na novidade de um recém lançado curso de Graduação que trabalhava com CD-ROM, DVDs, animações 3D, Multimídia e Internet que ninguém sabia direito no que ia dar.

Pois é resolvi arriscar e fui fazer o curso de Design Digital. Foi a melhor coisa que fiz. O curso ainda estava em formação nessa época (fomos a segunda turma a se formar, a primeira foi a seis meses antes) e de certa forma fomos as cobaias de todo aquele processo. O lado bom de tudo isso é que o curso vinha de uma mistura de Comunicação e Artes para os meios digitais.  Tive aulas de Psicologia, História da Arte, Desenhos, Escultura, Fotografia, Sociologia, Filosofia, entre outros que não me lembro mais além de claro matérias específicas onde se aprendia tecnologias do mercado atual daquela época.

Justamente nessa mesma época em 1998 a internet comercial no Brasil começava a deslanchar e foi quando eu comecei a realmente a só trabalhar com internet. Nessa época me descobri profissionalmente quando troquei a área de gerenciamento de redes e sistemas para começar algo na produção de conteúdo para Web. Mais do que tecnologia, códigos e sistemas, gosto de interfaces, usabilidade, design  e as facilidades que isso nos proporciona. Dessa forma posso unir parte da meus conhecimentos de tecnologia usando-os junto com Design voltado principalmente pra Web.

Depois disso fui professor das disciplinas de Web Design e WebMaster na Universidade FMU. Trabalhei em diversos projetos para empresas como Microsoft, Alpargatas, Ultragaz, Nestlé, Intel, Editora Moderna, Pearson Education, Embrapa, ABRALE, APEESP, APROPUC, entre outras.

Atualmente sou responsável pela parte de Design e Tecnologia do portal da (USP) Universidade de São Paulo (www.usp.br), que é o maior portal universitário da América Latina. A  USP também entrou no ranking das 20 melhores Universidades pelo ranking mundial Webometrics Ranking of World Universities. E também temos o ranking 8 em 10 do PageRank do Google, que mede a importância e relevância dos sites na internet. Na verdade esse é o maior PageRank que conheço do Brasil.

O Futuro

Felizmente trabalho em um ambiente que me dá condições de aplicar os conhecimentos que tenho e ao mesmo tempo melhorar cada vez mais. O futuro mesmo estamos escrevendo ele nesse exato momento. Como disse Neo em Matrix (1999):

“Eu não conheço o futuro. Eu não vim aqui te dizer como isso vai acabar. Eu vim aqui te dizer como vai começar.”

É isso. Vamos começar então…



Este artigo tem: Nenhum comentário

Comente